Infestação de Empoasca kraemeri Ross & Moore e Caliothrips phaseoli (Hood) em Cultivares de Feijoeiro, na Época da Seca, em Selvíria-MS, e os Efeitos na Produtividade

Authors

  • Bruno Henrique Sardinha de Souza Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
  • Jefferson Anthony Gabriel de Oliveira Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • Tatiane de Oliveira Pereira Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • Alcebíades Ribeiro Campos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • Arlindo Leal Boiça Júnior Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

DOI:

https://doi.org/10.12741/ebrasilis.v5i3.209

Keywords:

Resistência de Plantas a Insetos, Não Preferência, Cigarrinha-verde, Tripes, Phaseolus vulgaris

Abstract

O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de cultivares de feijoeiro sobre a infestação de Empoasca kraemeri Ross & Moore e Caliothrips phaseoli (Hood), durante a época da seca, bem como os reflexos na produtividade. O ensaio foi conduzido na Fazenda de Pesquisa, Ensino e Extensão da FEIS/UNESP, no município de Selvíria, MS. As cultivares de feijoeiro utilizadas foram: IAC Aeté, IAC Tunã, IAC Tybatã, IAC Votuporganga, IAC Apuã e Pérola. A semeadura foi realizada em 18/04/07, em delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. Foram realizadas nove amostragens, semanalmente, com início aos 12 dias após a emergência (DAE) onde foram coletados, ao acaso, 10 folíolos da parte mediana das plantas por parcela, e em laboratório foram quantificados o número de ninfas de cigarrinha e tripes. Não houve diferença da infestação de E. kraemeri e C. phaseoli entre as cultivares em qualquer amostragem realizada nos diferentes DAE. Todas as cultivares de feijoeiro avaliadas são suscetíveis ao ataque de E. kraemeri e C. phaseoli. A cigarrinha ocorre em maiores densidades populacionais após os 40 DAE, enquanto a infestação de tripes está restrita da emergência até os 40 DAE. A cultivar Pérola apresenta os maiores pesos de vagens, sementes e de 100 sementes, e IAC Tunã é a mais produtiva. 

 

Published

2012-12-12

How to Cite

[1]
Sardinha de Souza, B.H., Gabriel de Oliveira, J.A., de Oliveira Pereira, T., Ribeiro Campos, A. and Boiça Júnior, A.L. 2012. Infestação de Empoasca kraemeri Ross & Moore e Caliothrips phaseoli (Hood) em Cultivares de Feijoeiro, na Época da Seca, em Selvíria-MS, e os Efeitos na Produtividade. EntomoBrasilis. 5, 3 (Dec. 2012), 204–210. DOI:https://doi.org/10.12741/ebrasilis.v5i3.209.

Issue

Section

General Entomology

Most read articles by the same author(s)