Percepção Entomológica de Graduandos da Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Gabriella Carvalho Hermogenes, Fabrícia Gonçalves Lacerda, Giulianna Rondinelli Carmassi, Leydiane Nunes Rodrigues

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o nível de percepção dos estudantes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES) em relação aos insetos. Os dados foram coletados por meio do preenchimento de questionários pelos estudantes entre os meses de junho e agosto de 2013. A hipótese testada e comprovada foi a de que os estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura, Engenharia Florestal e Zootecnia teriam um maior índice de acertos e maior nível de conscientização, já que apresentam, em sua grade curricular, disciplinas em que o grupo dos insetos é abordado. Os estudantes, em geral, demonstraram percepções ambíguas em relação aos insetos, como sentimentos de “medo”, “nojo” e “curiosidade”, que foi a principal sensação que os insetos causam nos alunos entrevistados. A principal fonte de conhecimento sobre os insetos citada pelos alunos foi a “escola”. Além disso, os discentes estão conscientes dos malefícios e benefícios trazidos pelos insetos, sendo a importância ecológica o benefício mais citado. Portanto, apesar de alguns equívocos na classificação de certos seres vivos como insetos, tendo como base a classificação lineana, os alunos entrevistados, em geral, mostraram-se conscientes da importância desses animais no ecossistema.

Entomologic Perception by Undergraduate Students of Federal University of Espírito Santo, ES, Brazil.

Abstract. The objective of this study was to evaluate and compare the level of students' perceptions of the various graduation courses at the Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES) in relation to insects. Data were collected by completing of a questionnaire by the students between the months of June and August 2013. The tried and tested hypothesis was that students of Agronomy, Bachelor in Biological Science, Biological Science Teacher Education, Forest Engineering and Zootechny have a higher hit rate and a higher level of awareness, since they have in their curriculum, disciplines they the group of insects is discussed. The students generally demonstrated ambiguous perceptions of the insects, as feelings of "fear", "disgust" and “curiosity” which was the main feeling that insects cause in the students interviewed. The main source of knowledge about insects cited by students was the “school”. In addition, are aware of the harms and benefits brought by the insects, and the ecological importance, the most cited benefit. Therefore, despite some mistakes in the classification of certain living being like insects, based on the Linnaean classification, the students interviewed, in general, were shown to be aware of the importance of these animals in the ecosystem.


Palavras-chave


Benefícios; Conscientização; Estudantes; Etnoentomolog; Awareness; Benefits; Ethnoentomology; Insects; Studentsia; Insetos

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DOI: http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v9i3.590

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